A gestão financeira para advocacia é, acima de tudo, a gestão de um negócio. Por isso, além de dominar o core business, ou seja, as práticas jurídicas, o advogado também deve buscar aperfeiçoamento nas áreas administrativa e financeira.
Neste sentido, é fundamental compreender a necessidade de planejar e controlar suas contas a pagar (aluguel, luz, telefone, limpeza, recursos humanos etc.) e contas a receber, analisar relatórios gerenciais frequentemente e realizar um planejamento anual.
Questões como essas são essenciais para garantir que o adequado funcionamento de um escritório, bem como sua rentabilidade. No entanto, estas tarefas não costumam ser tão simples e é, comumente, negligenciada, ocasionando prejuízos, inadimplências, perda de competitividade e inúmeras outras consequências que podem vir a ser fatais.
De olho nas constantes mudanças do mercado jurídico, a Computar selecionou dicas valiosas para administrar a sua banca.
Neste post você poderá conferir:
- Como organizar a Gestão Financeira da sua banca;
- Como viabilizar um planejamento estratégico com base em dados confiáveis;
- Como otimizar os fluxos dos processos internos;
- Como reduzir custos.

1ª dica valiosa para administrar sua banca | Planejamento estratégico
A necessidade de gerir as finanças de um escritório de advocacia transcende as atividades de receber honorários e pagar despesas. O êxito financeiro de uma banca também envolve ética, condução assertiva da produção jurídica e planejamento estratégico.
Sim, planejamento estratégico! Observe que você precisa ter clareza de onde quer chegar e definir diretrizes financeiras a longo prazo, realizando análises periódicas para certificar-se quanto ao cumprimento das projeções a curto prazo.
Além disso, lembre-se que, além de desenvolver o planejamento, é muito importante compartilhar com a equipe do seu escritório de advocacia quais são as metas e quais os papéis de cada um para que, juntos, alcancem resultados favoráveis.

2ª dica valiosa para administrar sua banca | Organização financeira
Todo planejamento requer organização, certo? Portanto, com base nas estratégias definidas no próprio planejamento, organize as informações financeiras da sua banca de modo a tornar mais fácil a visualização dos valores a receber e as obrigações a pagar.
Vale salientar que todas as informações e os registros financeiros devem ser fidedignos, demonstrando realmente o quadro financeiro atual do seu escritório. Apenas dessa maneira você estará apto a avaliar o real cenário, identificar os pontos de melhoria e evitar possíveis impactos negativos.

3ª dica valiosa para administrar sua banca | Gestão de honorários: faturamento, cobrança e inadimplência
No exercício da advocacia, os honorários assumem o papel de provedor de recursos financeiros e por isso, ao realizar o faturamento, por meio de Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e) ou emissão de faturas, surgem diversas regras fiscais que devem ser cumpridas.
Dentre as obrigações podem incidir impostos como PIS, COFINS, CSLL e IRPJ com retenções, inclusive, no recebimento dos honorários. Sendo assim, certifique-se de que está procedendo o faturamento e as retenções de forma correta e em casos de dúvida consulte o seu contador.
Para realizar a adequada Gestão dos Honorários, lembre-se de provisionar os honorários de sucumbência parcelados e os recebimentos futuros de honorários de êxito, pois embora sejam simples projeções, são informações cruciais e precisam ser acompanhadas de perto.
Observe que há inúmeras modalidades de cobrança dos honorários como boletos bancários, avisos de débito com dados básicos dos processos e informações bancárias para pagamento, depósitos ou transferências bancárias, no entanto, é fundamental analisar e definir a que melhor atende às necessidades do seu negócio. Saiba mais: www.computar.com.br/advocacia/honorarios/

4ª dica valiosa para administrar sua banca | Equilíbrio das finanças através do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial na gestão financeira para advocacia e de qualquer negócio, pois permite visualizar cada movimentação financeira do escritório, bem como traçar estratégias específicas.
É preciso estar atento às entradas e saídas da banca, além de ser apto a interpretar os dados e identificar segmentos com maior ou menor arrecadação, por exemplo. A análise detalhada e diária dessas informações diminui o risco financeiro e antecipa a tomada de decisão, tornando a administração do escritório muito mais segura. Saiba mais: www.computar.com.br/advocacia/honorarios/

5ª dica valiosa para administrar sua banca | Gestão de tempo
Para seguir todas essas dicas e garantir a excelência tanto na gestão financeira para advocacia como nas práticas jurídicas do escritório, é essencial saber gerir o tempo aplicado a cada uma dessas atividades.
Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma excelente aliada. O uso de software de gestão empresarial automatiza e otimiza os processos financeiros, organiza e concentra as informações em um só lugar, reduz a burocracia e contribui na gestão dos clientes.
Com mais tempo e organização, fica fácil gerir e prever os próximos passos, gerenciar receitas e despesas e dedicar mais tempo para cuidar do atendimento aos seus clientes.
E então, preparado para aplicar todas as dicas para administrar a sua banca?
Aproveite e confira outras funcionalidades de um Sistema de Gestão Empresarial que podem potencializar as atividades do escritório. www.computar.com.br/advocacia/