Os benefícios do ERP para atacado e distribuidoras

Os benefícios do ERP para o atacado e distribuidoras são inúmeros: automação de processos, aumento na produtividade, maior assertividade das informações, redução de custos, integração de todos os departamentos e muito mais.

O ERP tem como objetivo principal centralizar todas as informações e garantir o gerenciamento eficiente de cada setor do atacado ou da distribuidora que, em meio a alta competitividade do mercado, necessita ser extremamente assertivo.

Por ser composto de quatro módulos integrados; Controle de Vendas, Controle de Estoque, Controle de Compras e Controle Financeiro, o Sistema ERP facilita o acesso e gestão às informações gerenciais, garantido agilidade e precisão na tomada de decisão.

As possibilidades do sistema são inúmeras e para compreender melhor, neste artigo, você conhecerá os benefícios do ERP nos principais processos do atacado e distribuidoras.

1. Controle de Estoque

Controle de Estoque

Em comércios atacadistas e distribuidoras gerir estoques é sempre um dos maiores desafios. O alto volume de entradas e saídas, a organização das mercadorias e a atividade simultânea de diversos profissionais são alguns dos fatores que dificultam esta gestão.

Com o ERP, por outro lado, o gestor garante o total controle dos itens (Estoque Disponível, Estoque Mínimo, Reserva de Estoque e Estoques Consignados), acompanha trocas e devoluções, consulta saldos em tempo real, monitora as movimentações e, ainda, realiza análises para identificar produtos sem giro, por exemplo. Leia mais sobre controle de estoque. Clique Aqui.

2. Integração entre os departamentos

Outro grande problema bastante comum é a setorização dos processos, ou seja, cada departamento adota práticas isoladas que, muitas vezes, são incompatíveis entre si. Este cenário impossibilita a agilidade e precisão em momentos decisivos.

Com o sistema integrado, os processos passam a ser padronizados e automatizados. Assim, o ERP centraliza todos os dados em um só lugar e facilita o cruzamento das informações para gerar análises e comparativos de todos os departamentos do atacado e das distribuidoras. Leia mais sobre ERP. Clique Aqui.

3. Acompanhe as vendas e planeje as compras

Acompanhe as vendas e planeje as compras

As compras normalmente são definidas com base em três fatores: volume de vendas (atual e prevista), volume de estoque e capacidade financeira. Portanto é fundamental que todos os dados sejam confiáveis e acessíveis para garantir análises realistas.

O ERP ideal para atacado e distribuidoras permite a definição de tabelas de preços especiais para cada item e cliente, a partir da margem de contribuição pré-estabelecida; verificação de produtos com mais saída (vendas e estoque) e visibilidade da situação financeira da empresa.


Com todos estes atributos torna-se muito mais fácil acompanhar as vendas e planejar as compras futuras, avaliando sempre as melhores condições de preços e prazos, evitando a falta de insumos que inviabilizam o negócio e identificando o momento certo de agir. Leia mais sobre controle de compras e vendas. Clique Aqui

4. Tenha um inventário completo e atualizado em tempo real

Tenha um inventário completo e atualizado em tempo real

No item anterior você viu que registrar informações confiáveis é essencial para realizar uma análise realista do cenário da empresa.

Com os dados bem organizados, o ERP oferece o panorama completo das movimentações e permite que o gestor realize inventários gerais (de todos os produtos) ou parciais (por produto ou departamento). A partir disso, os gestores e a equipe de vendas podem atuar de forma muito mais estratégica e produtiva.

5. Regras tributárias

Regras tributárias

Manter-se atualizado e lidar com as taxas, impostos, normas, tributos e contribuições específicas de cada estado em que um atacado ou distribuidoras atua é extremamente exaustivo. Nesse sentido, o ERP é um grande aliado!

Com exceção da etapa de mapeamento dos produtos comercializados, todo o restante é feito automaticamente. Leia mais sobre emissão de nota fiscal eletrônica. Clique Aqui.

Dessa forma, o gestor e sua equipe ganham tempo, praticidade e segurança, afinal não será necessário preocupar-se com a identificação das inúmeras regras tributárias, cálculo dos impostos ou mesmo emissão de nota fiscal.

6. Relacionamento com o cliente

Relacionamento com o cliente

Assim como em qualquer outro negócio, no caso de atacado e distribuidora, ter um relacionamento saudável, transparente e flexível com o cliente garante parcerias duradouras. Por isso esta tarefa também precisa ser acompanhada bem de perto!

Os sistemas de gestão empresarial favorecem não apenas o controle das contas financeiras dos clientes, mas permitem também conhecer o perfil de compras, analisar possibilidade de negociação de preços e prazos – garantindo a margem mínima de contribuição pré-estabelecida, oferecer promoções, entre outros.

7. Controle financeiro

Controle financeiro

De nada adianta todo o esforço até aqui se não houver também um Controle Financeiro para acompanhar os resultados e identificar oportunidades, certo?

Pois bem, com o ERP os comércios de atacado e distribuidoras podem contar com o controle fluxo de caixa, contas a pagar e contas a receber, controle e/ou integração bancária, fechamento de caixa, gestão de contratos, emissão de nota fiscal e relatórios analíticos que auxiliam o gestor a detectar problemas ou inconformidades e analisar o andamento da estratégia e da equipe. Leia mais sobre controle financeiro. Clique Aqui.


Em resumo, ao adotar um Sistema ERP você ganha automação dos processos, aumento na produtividade, redução de custos, integração de todos os departamentos, além de muitos outros benefícios

Faça a Gestão Financeira do seu comércio atacadista ou de distribuição utilizando toda a praticidade e segurança do Sistema ERP da Computar que tem a proposta de potencializar a gestão empresarial com o uso da tecnologia a favor do gestor.


Entre em contato pelo número (16) 3043-9460 ou através do formulário abaixo e descubra como potencializar a Gestão Financeira no seu negócio!