Sistema de Controle Financeiro

Todo gestor sabe que a gestão financeira é uma atividade fundamental para a empresa. Gerir o fluxo de caixa, certificar-se que os pagamentos e recebimentos estão em dia, controlar os gastos e ainda cruzar todas as movimentações geradas por cada departamento sem qualquer tipo de padronização é algo extremamente trabalhoso e complexo. Neste cenário, o uso de um Sistema de Controle Financeiro é um grande diferencial.

Pensando nisso, a Computar disponibiliza aos administradores um sistema completo que proporciona eficiência, autonomia e produtividade, além de um gerenciamento amplo de contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e previsão orçamentária.

Contas a Pagar

O controle das Contas a Pagar é essencial para acompanhar o fluxo de caixa, manejar recursos e prever movimentações futuras. Para otimizar esses processos, o ERP Computar assessora a organização e visualização das obrigações, a consulta da posição atual dos títulos (em aberto, liquidados ou cancelados) e a visualização dos valores a pagar, contribuindo com a visibilidade do cenário.

Além disso, realiza baixa de pagamentos efetuados nas modalidades Expressa ou Detalhada, facilitando a análise dos saldos de cada conta bancária, alterações em lote, agrupamento de títulos em um único boleto do fornecedor e, inclusive, identifica e prevê o descasamento entre as obrigações e os recebíveis, antecipando a tomada de decisões e evitando despesas extras com multas e juros.

Leia mais: Contas a Pagar

Contas a Receber

O sistema é ideal para executar a correta gestão das Contas a Receber, pois oferece facilidade na organização e visualização dos recebíveis por período, praticidade na consulta da posição atual dos títulos por espécie, tipo de carteira ou banco emissor do boleto, além da possibilidade de efetuar a emissão de boletos bancários e o envio ao email do cliente.

Ao implementar a tecnologia, o usuário pode contar com o agrupamento de títulos e emissão de boletos unificados e a impressão de duplicata ou outro documento personalizado. Também é possível gerar um arquivo remessa para informar o banco sobre as movimentações enquanto as baixas são processadas através do arquivo retorno. Além disso, facilita operações diárias ao executar alterações em lote, garantindo mais praticidade.

Leia mais: Contas a Receber

Conciliação Bancária

A conciliação bancária é fundamental para apurar com exatidão o saldo disponível dos recursos financeiros e, portanto, essencial para o acompanhamento das finanças. Automatizar esse processo com um sistema de gestão contribui com a conciliação prática de lançamentos, afinal, em poucos cliques, efetua a baixa automática das informações bancárias e as transfere para a conta corrente.

O usuário pode optar por dar baixa em lançamentos manualmente e fazer a conciliação posteriormente – uma prática bastante adotada em pagamentos e recebimentos com cheques pré-datados em que é dada baixa imediatamente, mas a conciliação é concretizada apenas após a compensação. Outro diferencial é a rápida visualização de lançamentos não conciliados que auxilia no controle das entradas e saídas da companhia.

Leia mais: Conciliação Bancária

Cobrança Bancária

O sistema favorece a emissão automática de boletos integrada ao faturamento com base nas informações da nota fiscal e na condição de pagamento do cliente. Assim, o usuário consegue acompanhar o status de cada movimentação e proceder com as análises necessárias. O ERP está preparado para gerenciar carteiras de cobrança, permitindo a emissão e impressão do boleto bancário pelo banco ou na própria organização.

Com a emissão do boleto, é gerado um arquivo remessa contendo os dados da cobrança para realizar a integração bancária e um código único para que seja cruzado com o arquivo retorno, verificada a origem do pagamento e, em seguida, efetivada a liquidação automática dos títulos. Por ser totalmente integrado, a conciliação bancária ocorre automaticamente e pode ser visualizada no Fluxo de Caixa da companhia.

Leia mais: Cobrança Bancária

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa propicia uma visão mais precisa das movimentações financeiras, auxilia na previsão e projeção de cenários e ajuda a tomar decisões ágeis e estratégicas, ou seja, é uma ferramenta indispensável. Com o apoio de um software de Gestão Empresarial, o empresário passa a contar com um verdadeiro “painel de bordo”, colaborando com a visualização dos recebíveis e das despesas do período.

A tecnologia viabiliza a visualização e projeção de valores previstos, contribuindo com a análise dos recursos financeiros e a identificação de superávit ou déficit e, ainda, agiliza a emissão de relatórios dos lançamentos financeiros que revelam os melhores investimentos, valores dos lançamentos futuros e outras informações essenciais para a adequada análise da situação financeira da companhia.

Leia mais: Fluxo de Caixa

Previsão Orçamentária

A previsão orçamentária ajuda a tomar decisões mais assertivas, identificar oportunidades ou desafios e manter a solidez financeira organizacional. Por isso, é uma atividade que merece total atenção. O software de Gestão Empresarial da Computar emite relatórios de Contas Gerenciais que torna mais fácil controlar despesas e receitas e traçar diferentes alternativas para potencializar os resultados.

A ferramenta elabora relatórios consistentes com a escala (%) da previsão orçamentária que assegura ao administrador conduzir análises de valores previstos mensal ou anualmente, baseados nas contas gerenciais e centros de custo. Uma boa gestão orçamentária viabiliza o acompanhamento e a detecção das atividades previstas versus realizadas e a busca de soluções cada vez melhores.

Leia mais: Previsão Orçamentária

Informações Comerciais

A consulta da posição financeira é uma funcionalidade indicada para obter informações comerciais e financeiras de clientes e fornecedores, possibilitando a identificação do histórico financeiro, o acompanhamento das movimentações e a detecção da necessidade de negociações de preços e prazos de pagamento.

O software é uma alternativa para controlar essas atividades (saldos, datas e valores) e análises de crédito dos clientes que propiciam mais clareza sobre a dependência em determinados clientes, bem como a percepção de que é preciso intensificar ações de prospecção.

Leia mais: Informações Comerciais

Vantagens do Sistema de Controle Financeiro

Fluxo de Caixa com saldos bancários, contas a pagar, contas a receber integrado no Sistema de Controle Financeiro

Gestão do Fluxo de caixa

A ferramenta Fluxo de Caixa identifica antecipadamente situações de risco, permitindo o planejamento orçamentário e provisões de compras e investimentos, a partir do controle de saldos em caixa ou em contas bancárias, contas a pagar e a receber, provisionamento de vencimentos e de pedidos de venda a serem faturados.

Contas a Pagar e Contas a Receber no Sistema de Controle Financeiro

Controle de contas a pagar e a receber

A ferramenta Contas a Pagar é integrada ao Controle de Compras e permite cadastrar impostos e controlar despesas fixas e pagamentos a fornecedores, por exemplo. Por outro lado, a ferramenta Contas a Receber, integrada ao Controle de Vendas, possibilita acompanhar inadimplências, títulos em cartórios e protestos.

Cobranças Automatizadas no Sistema de Controle Financeiro

Cobranças automatizadas

O Sistema de Controle Financeiro é integrado aos bancos por meio de trocas de arquivos digitais. Essa praticidade viabiliza emitir boletos e controlar títulos em aberto, vencidos, liquidados, em cartório ou protestados. Tudo de forma rápida, segura e automática!

Decisões estratégicas de análise de dados financeiros no Sistema de Controle Financeiro

Decisões estratégicas efetivas

Analisar os dados financeiros da empresa é uma tarefa demorada e requer bastante atenção aos detalhes. Por isso, o uso do Sistema de Controle Financeiro é uma excelente alternativa, pois centraliza informações e possibilita a realização de buscas em questão de segundos, proporcionando decisões estratégicas mais efetivas.

Sistema de Controle Financeiro

Agilize as atividades de sua empresa com o Sistema Computar que tem a proposta de potencializar a gestão empresarial com o uso da tecnologia a favor do gestor.

Entre em contato pelo telefone (16) 3235-7250 ou através do formulário ao lado e descubra como a Computar pode contribuir com a gestão da sua empresa!