Conciliação Bancária

Conciliação bancária automática: Veja como adotar essa facilidade em seu negócio

A conciliação das informações bancárias permite que o gestor apure com exatidão o saldo disponível dos recursos financeiros. Esta é, portanto, uma atividade extremamente importante e deve ser feita diariamente para que haja o adequado acompanhamento da situação financeira da empresa.

No entanto, muitos gestores costumam realizar a conciliação de forma manual e/ou sem o devido controle da origem dos recebíveis. Como consequência, o cenário fica bastante vulnerável a erros e prejuízos.

Conciliação bancária automática, por outro lado, é sinônimo de praticidade e segurança, afinal, com poucos passos é possível realizar a conferência dos lançamentos financeiros que constam no extrato bancário com os recebimentos e pagamentos efetuados pela empresa.

Esta rotina pode ser ainda mais fácil para quem conta com um Software de Gestão Empresarial, por isso confira a seguir mais detalhes sobre esta funcionalidade!

Conciliação prática de lançamentos

No caso dos recebíveis com liquidação através de emissão de boleto bancário, a conciliação é feita por meio de um arquivo retorno de cobrança disponibilizado pelo banco. O processo é extremamente simples: basta salvar o arquivo retorno do banco no computador e importá-lo para o software. A partir disso, o sistema realiza a baixa automática das informações bancárias e as transfere para a conta corrente (equivalente ao extrato do banco).

Para os pagamentos efetuados, a baixa dos lançamentos pode ser feita em lote de pagamentos (Liquidação Expressa) ou individualmente (Liquidação Detalhada).

Na sequência, o extrato fica completamente atualizado e o gestor tem visibilidade do cenário financeiro.

Além disso, a situação da empresa fica ainda mais evidente, pois, com base nos dados e movimentações, o sistema compõe, paralelamente, o Fluxo de Caixa, facilitando a definição de estratégias e realização de previsões.

Visualização de lançamentos não conciliados

O sistema permite que o usuário dê baixa em lançamentos e faça a conciliação posteriormente. Na prática, este processo de conciliação bancária realiza a migração dos lançamentos de “Contas a pagar” ou “Contas a receber” para “Conta corrente”. Desse modo, as movimentações permanecem destacadas em itálico para facilitar a visualização e não são debitadas ou somadas ao saldo até que a conciliação seja realizada.

Em pagamentos ou recebimentos com cheques pré-datados, por exemplo, muitos usuários preferem dar baixa assim que recebem/entregam, porém, apenas após a compensação, acessam o sistema e atualizam como conciliado. Nesse tipo de caso, o processo é manual.

Já em cenários em que os recebimentos são realizados com boletos, a atualização ocorre automaticamente e de uma única vez, assim que o arquivo do banco é importado ao sistema.

Logo, o software permite a rápida visualização dos lançamentos que ainda não foram conciliados e auxilia, novamente, no controle das entradas e saídas e do saldo real do seu negócio!

Conciliação Bancária

Implemente a Conciliação Bancária automática em sua empresa com o Sistema Computar que tem a proposta de potencializar a gestão empresarial com o uso da tecnologia a favor do gestor.

Entre em contato pelo número (16) 3235-7250 ou através do formulário abaixo e descubra como o Sistema pode contribuir com a gestão da sua empresa também!