Controle e Reembolso de Custas e Despesas Processuais

Gerencie o reembolso de custas e despesas processuais da sua advocacia

Pagar antecipadamente as custas e despesas processuais de seus clientes e solicitar o reembolso ao final do processo é algo bastante comum em muitos escritórios de advocacia. Os motivos geralmente estão relacionados à necessidade de agilizar a produção jurídica e garantir o cumprimento dos prazos que costumam ser apertados.

Embora traga vantagens, a recorrência e o mal gerenciamento desta prática podem comprometer negativamente o fluxo de caixa da sua banca. Além disso, o(a) advogado(a) deve levar em conta os casos de esquecimentos de cobrança, de ausência de planejamento das retiradas e de clientes inadimplentes que, somados, sem dúvida, impactam o seu negócio.

Em meio a esse cenário, imagine quanto capital fica parado, mensalmente, e poderia estar sendo investido e rentabilizado, gerando caixa para o seu escritório. Certamente, se colocar na ponta do lápis, os resultados serão surpreendentes.

Por isso, estar atento(a) às rotinas financeiras do seu escritório de advocacia é fundamental. E, nesse sentido, o Sistema Computar fornece as funcionalidades necessárias para organizar e dinamizar o prazo de recebimento dos reembolsos. Confira algumas das soluções!

Emissão de Aviso de Débito

A partir do pagamento das custas e despesas, o Sistema Computar permite que você realize a emissão do aviso de débito, por meio de um simples registro no Contas a Receber. O cadastro solicita as seguintes informações:

  • Nome do cliente;
  • Prazo para recebimento do reembolso;
  • Descrição do tipo de custas ou despesas pagas;
  • Informações básicas do processo;
  • Valor das custas ou despesas;
  • Forma de recebimento (boleto bancário ou aviso de débito).

Impressão ou Envio do Aviso de Débito por Email

Ao registrar todas as informações referentes às custas e despesas processuais do seu escritório de advocacia, o próximo passo é optar por imprimir o aviso de débito e o boleto e/ou encaminhá-los por e-mail ao cliente.

Nos casos em que a forma de cobrança for boleto bancário, esse processo ocorre automaticamente, agilizando o reembolso das despesas e, consequentemente, evitando comprometer o fluxo de caixa.

Acompanhamento dos Avisos de Débito

O Sistema Computar armazena todas as informações e permite uma visualização completa da situação da sua banca. Após a emissão do aviso de débito de reembolsos e o envio da cobrança por email, o usuário pode acompanhar os recebimentos dos reembolsos de maneira muito prática.

Visão Integrada de Custas e Reembolsos

A implantação do software viabiliza a alocação dos recebimentos e pagamentos de custas e despesas processuais em contas gerenciais específicas para que o(a) advogado(a) consiga analisar, dentre outros, os valores desembolsados de recursos financeiros próprios para pagamento de custas e despesas, bem como o montante recuperado.

A integração do sistema é uma facilidade e tanto, pois alimenta o Conta Corrente e o Fluxo de Caixa, automaticamente, contribuindo ainda mais com a gestão eficiente do seu escritório de advocacia.

Controle e Reembolso de Custas e Despesas Processuais

Gerencie os reembolsos de custas e despesas processuais do seu escritório de advocacia com o Sistema ERP da Computar que tem a proposta de potencializar a gestão empresarial com o uso da tecnologia a favor do gestor.

Entre em contato pelo número (16) 3043-9460 ou através do formulário abaixo e descubra como o Sistema pode contribuir com a gestão da sua empresa também!