Custo Médio e Custo de Reposição

Custo médio e Custo de reposição: identificando as melhores estratégias de preço e de negociação

Independentemente do produto comercializado, os gastos com equipamentos, matéria-prima e funcionários, influenciam diretamente nos custos totais da empresa. Por isso, é comum que empresários busquem sempre métodos de produção e parcerias cada vez mais efetivas que possibilitem manter a organização em equilíbrio.

Nesse cenário, conhecer a fundo o significado e a finalidade de cada custo dos produtos é fundamental para realizar a adequada Gestão de Estoque e Gestão Financeira, identificando as melhores estratégias de preço e de estoque e, ainda, evitando prejuízos.

Dentre os conceitos mais importantes estão o custo médio e o custo de reposição. O custo médio tem por finalidade a valorização contábil do estoque e apuração de resultados da empresa. Por outro lado, o custo de reposição auxilia na negociação comercial e na formação de preços (cálculo do Custo da Mercadoria Vendida).

Como mencionado anteriormente, estes dois conceitos estão diretamente relacionados à Gestão do Estoque e precisam ser acompanhados sempre de perto. Nesse sentido, a implantação de um Software de Gestão Empresarial pode ser uma alternativa interessante. Portanto, confira algumas das funcionalidades disponíveis!

Apuração automática do custo médio e do custo de reposição

Ao inserir os detalhes do valor da mercadoria (valor unitário, quantidade, valores indiretos, entre outros), o sistema calcula automaticamente o custo médio e de reposição.

Assim, o empresário estabelece o preço final de venda com a segurança de ter calculado todas as despesas diretas e indiretas, evitando prejuízos, perda de competitividade e diversos problemas nas vendas.

Importante! Além de ser ajustado automaticamente a cada compra, o custo de reposição também pode ser alterado manualmente no cadastro do produto, afinal, sofre variações de acordo com o comportamento do mercado. Já o custo médio (Valor do Estoque), é alterado automaticamente apenas quando houver uma nova compra (normas contábeis).

Cálculo de valores indiretos

Além do custo médio e do custo de reposição, também podem incorrer Frete FOB, diferenças de impostos, taxas e mão-de-obra, por exemplo.

No entanto, embora esses valores influenciem diretamente no custo final do produto e, consequentemente, na formação do preço de venda, não constam na Nota Fiscal de Compra. Por decorrência, a margem de contribuição pré-estabelecida fica comprometida e pode causar sérios impactos na saúde financeira da empresa.

Como alternativa, o Sistema Computar permite realizar a atualização do estoque e custo de reposição de quatro maneiras distintas, de acordo com a modalidade de apuração definida pela Contabilidade:

  • Registro do tipo e do valor indireto sem acrescer em nenhum dos custos;
  • Registro e atualização de ambos os custos;
  • Registro e atualização somente do custo médio;
  • Registro e atualização somente do custo de reposição.

Com o Sistema, o usuário também tem total autonomia para estabelecer como os custos incidirão em cada nota fiscal ou, ainda, travar uma regra, a partir da definição feita pelo contador e/ou empresário.

Custo Médio e Custo de Reposição

Opte pelo Sistema ERP da Computar que tem a proposta de potencializar a gestão empresarial com o uso da tecnologia a favor do gestor e ganhe inúmeros benefícios nas atividades relacionadas ao cálculo do Custo Médio e Custo de Reposição.

Entre em contato pelo número (16) 3043-9460 ou através do formulário abaixo e descubra como o Sistema pode contribuir com a gestão da sua empresa também!