Gestão de Contratos – Faturamento e Cobrança

Conheça alternativas eficientes para realizar a adequada Gestão de Contratos e ganhar agilidade com o faturamento e cobrança recorrentes

Realizar a adequada Gestão de Contratos de clientes e controlar os recebimentos é fundamental para todo negócio. No entanto, o aumento do volume de faturamento recorrente ou de periodicidade contínua, aliado a uma alta demanda de emissão de notas fiscais, requerem tempo e organização para garantir o adequado controle.

Nesse sentido, contar com o suporte de um Sistema de Gestão Empresarial é uma solução eficiente, pois oferece alertas para evitar perdas de prazo no faturamento e recebimento, permite aplicar reajustes e proporciona maior controle com informações gerenciais precisas.

Com o Sistema Computar a Gestão de Contratos da sua empresa ganha mais agilidade, padronização e controle. A seguir confira os tipos de contratos que o software comporta, bem como os formatos, condições de faturamento e outras facilidades!

Flexibilidade no Registro de Diversos Tipos de Contratos

O Sistema Computar permite registrar informações e observações complementares independentemente do tipo de contrato. Conheça cada um deles:

Contrato Automático

Contratos de cobrança com intervalo de prazo determinado (em dias, meses ou ano) e com valores, índices e prazos de reajustes previamente determinados.

Contrato Complementar

Contratos com serviços que, obrigatoriamente, complementam um contrato automático. O serviço e valor do contrato complementar são adicionados ao próximo vencimento do contrato automático.

Lançamento Avulso

Lançamentos que independem de o cliente possuir um contrato. Podem ser referentes a serviços avulsos prestados uma única vez ou por um período determinado (dias, meses ou ano).

Contrato Parcelado

Contratos com tempo determinado de cobrança, por parcelas.

Automação dos Reajustes Contratuais

Com base nos índices econômicos contratuais, cadastrados e atualizados mensalmente, e na data prevista para o reajuste subsequente, o sistema calcula automaticamente os valores das próximas mensalidades, inclusive nos casos de reajuste Pro Rata.

Agilidade e Organização com o Pré-Faturamento dos Contratos

A funcionalidade de pré-faturamento agiliza o processo de emissão das notas fiscais e cobrança. O Sistema realiza o agendamento do faturamento de maneira automática, considerando as informações previamente definidas como, por exemplo, as regras fiscais de emissão de nota fiscal (classificação fiscal, cálculo de impostos e retenções), a indicação da condição de pagamento (boleto bancário, duplicata ou transferência bancária) e a descrição do serviço e do valor.

Emissão de Nota Fiscal Automática

O processo é simples! Na data determinada para a emissão da nota fiscal, o sistema acessa a plataforma de emissão de nota do município e, sem a intervenção do usuário, transmite as informações de faturamento, aguardando o retorno da autorização do documento fiscal.

Esse procedimento pode ser executado individualmente para cada nota ou por meio da transmissão das informações em lote, ou seja, envio de vários pré-faturamentos de uma única vez. Enquanto as notas fiscais são faturadas, a equipe ganha tempo para executar outras tarefas.

Envio Automático de Boleto Bancário ou Duplicata e Nota Fiscal

Após autorizada a emissão das notas fiscais, o sistema envia instantaneamente um email ao cliente, anexando o link da nota fiscal e o documento de cobrança (boleto bancário ou duplicata).

Observe: Com apenas um clique, o Sistema Computar elimina 3 etapas na rotina da sua equipe afinal, fatura, gera o documento de cobrança e encaminha tudo para o email do seu cliente!

Registro, Padronização e Integração com o Financeiro

O Sistema Computar registra todas as informações financeiras no controle de Contas a Receber, Fluxo de Caixa, Contas Gerenciais e Centros de Custos, centralizando todos os dados da sua empresa em um único local.

Além disso, na tela de cada contrato, disponibiliza informações sobre as notas ficais (parcelas) já emitidas e as que estão aguardando o faturamento.

E MAIS:

  • Automatiza tarefas manuais;
  • Evita esquecimentos, atrasos e multas de pagamentos e recebimentos;
  • Proporciona transparência e visibilidade na gestão dos contratos;
  • Gera com facilidade o histórico dos eventos;
  • Permite antecipar as negociações para renovação de um contrato com antecedência suficiente para avaliar outros fornecedores, se necessário;
  • Garante os reajustes e descontos de acordo com as cláusulas contratuais.

Gestão de Contratos

Aproveite todas as vantagens da Gestão de Contratos com o Sistema ERP da Computar que tem a proposta de potencializar a gestão empresarial com o uso da tecnologia a favor do gestor.

Entre em contato pelo número (16) 3043-9460 ou através do formulário abaixo e descubra como o Sistema pode contribuir com a gestão da sua empresa também!