Comissão de Vendas

Como facilitar a gestão da comissão de vendas da sua equipe?

A comissão de vendas é uma prática bastante adotada por diversas empresas que entendem o papel da equipe de vendas na missão de alavancar vendas e garantir o crescimento da empresa. Sem dúvida, é uma alternativa eficiente para estimular a performance do time.

Em geral, as comissões costumam ser calculadas no momento da venda (emissão da nota fiscal) ou da liquidação (confirmação do pagamento). No entanto, independentemente do formato adotado, muitas vezes este processo torna-se um verdadeiro desafio aos gestores. Esse cenário se agrava ainda mais no caso de empresas que contam com uma equipe grande e estruturada.

Apesar das evidentes dificuldades, gerenciar a comissão de vendas é algo que vale muito a pena, pois além de estimular o aumento de vendas, estreita a relação com a equipe e, consequentemente, os mantêm motivados para seguirem firmes em busca de resultados cada vez maiores.

A seguir, conheça a solução do Sistema de Gestão Empresarial e veja como facilitar a gestão da comissão de vendas da sua equipe.

Regras de comissão com várias combinações

O Sistema Computar é bastante versátil e possibilita o cadastro de diversas combinações de regras de comissionamento. Dentre os parâmetros mais usuais estão:

  • Comissão fixa de x% para todos os vendedores
  • Comissão fixa de x% para os vendedores internos e y% para vendedores externos
  • Comissão fixa de x% para supervisores e y% para vendedores
  • Comissão padrão de x% como regra, porém os produtos de uma determinada categoria são comissionados em y%
  • Comissão de x% para os produtos do fabricante A e y% para produtos do Fabricante B
  • Comissão de x% para as vendas do cliente A, y% para o cliente B e z% para os demais clientes
  • entre outras possibilidades…

Identificação automática das regras de comissão no momento da venda

A ferramenta é totalmente otimizada e por isso, no momento da elaboração do pedido de vendas é possível alocar o vendedor à venda realizada. Dessa forma, na etapa de faturamento, o sistema reconhece de forma automática as regras de comissões pré-estabelecidas pela empresa, apura o valor da venda e calcula valor da comissão de forma prática e segura.

Além disso, caso o pedido esteja sem a identificação do vendedor ainda é possível imputar esse dado no momento da emissão da nota.

Base de Cálculo configurável para comissão de vendas

É possível configurar o sistema para utilizar como base para o cálculo da comissão de vendas, o valor total da nota fiscal ou apenas o valor dos produtos e serviços, subtraindo impostos, frete e outras despesas que representam custos para sua empresa.

Em situações nas quais as vendas foram realizadas por mais de um vendedor, o gestor também pode sinalizar ao sistema se a comissão deverá ser paga integralmente ou rateada proporcionalmente ao número de participantes.

Relatório de pagamento das comissões por emissão, vencimento ou liquidação da venda

Outra facilidade gerada pelo Sistema Computar é a possibilidade de emitir relatórios de pagamento de comissões considerando a data da venda, o vencimento da fatura ou, ainda, o efetivo recebimento financeiro.

Os relatórios gerados possuem informações completas sobre cada comissão a ser paga, incluindo data de emissão da nota, vencimento, nome do cliente, fatura, valores e sua data de liquidação.

Comissão de Vendedores

Incentive a sua equipe e adote sistemas eficientes de gestão de Comissões de Vendas em sua empresa com o Sistema ERP da Computar que tem a proposta de potencializar a gestão empresarial com o uso da tecnologia a favor do gestor.

Entre em contato pelo número (16) 3235-7250 ou através do formulário abaixo e descubra como o Sistema pode contribuir com a gestão da sua empresa também!